Programação
Dia 7 de dezembro – 3ª feira
Plenário do Senado Federal
14h – Sessão Solene de Abertura da VI Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência
Salão Branco do Congresso Nacional- Chapelaria
18h – Abertura da Exposição “Obravida – Sonho e Realidade”, do artista Arthur Bispo do Rosário
Salão Negro do Congresso Nacional
19h – Desfile de Moda Inclusiva, apresentado pela Secretaria do Estado de São Paulo dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com a presença de atores da Rede Globo, do jogador Romário e sua filha Ivy, e de medalhistas Paraolímpicos
Coquetel
Dia 8 de dezembro – 4ª feira
Salão Negro do Congresso Nacional
15h – Apresentação das danças ‘Cabrocha’ e ‘Elvis Presley’, do Grupo “Eu Danço”, do Centro de Ensino Especial 01, composta por alunos com Síndrome de Down
15h30 – Palestra de paratletas, Medalhistas de ouro nas Paraolimpíadas de Pequim
16h – Palestra ‘Haiti: uma lição de vida’, do Capitão Nelson Dias Leoni – Militar ferido na Missão de Paz do Brasil no Haiti
17h – Apresentação da Banda de Jazz ‘Soul Washing Machine’, de Rodrigo Han, músico com deficiência física
17h30 – Palestra “Universo Perfeito e Não Perfeito”, de Andrea Schwarz e Jaques Haber, consultores em Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho
Coquetel e autógrafos dos livros – distribuição gratuita
Dia 9 de dezembro – 5ª feira
Salão Negro do Congresso Nacional
15h – Clinica de esportes com apresentação de atletas do Comitê Paraolímpico Brasileiro em duas estações de modalidades: Basquete em Cadeira de Rodas, Para-Tênis de Mesa, onde os convidados poderão interagir com os atletas.
Sorteio de brindes
17h – Grupo “Gingado Capoeira”, formado por alunos da APAE-DF, coordenado pelos Mestres Pablo e Miquimba
18h – Banda ‘Toque Especial’, formada por jovens com deficiência
19h – Banda de Reggae ‘Tribo de Jah’, formado por deficientes visuais
O que é a VI Semana
Tradicionalmente a deficiência tem sido vista como um problema individual como algo a ser tratado pelo portador, juntamente com seus familiares, que teria que se adaptar ao trabalho, aos meios de transporte e aos ambientes de convívio social e cultural.
Felizmente essa cultura está sendo substituída pela inclusão. Hoje, os deficientes se organizam e, progressivamente vêm demonstrando sua capacidade, vencendo obstáculos e participando ativamente dos ambientes profissional e social com os outros grupos.
A função de eventos que promovem a inclusão é principalmente chamar a atenção da sociedade para as possibilidades da inclusão no seu sentido mais amplo e de garantir aos excluídos a cidadania que é outorgada pela Constituição.
Dessa forma, a VI Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência vem proporcionar, mais uma vez, a oportunidade de despertar a atenção da sociedade para a causa da inclusão das pessoas com deficiência.
Consta das atividades da semana um desfile com a participação de modelos com todos os tipos de deficiência juntamente com modelos profissionais usando roupas especialmente confeccionadas para o evento por estilistas que foram selecionados por meio de concurso promovido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Em parceria firmada com o Senado Federal a Secretaria vai trazer para Brasília 17 looks e modelos com deficiência que participaram do concurso que ocorreu em São Paulo, em abril último. Assim sendo, pretende-se utilizar a moda como um poderoso instrumento de inclusão.
Na abertura do evento será inaugurada na Chapelaria/Salão Branco, a exposição Abertura da Exposição “Obravida – Sonho e Realidade”, do artista Plástico Arthur Bispo do Rosário. Esta exposição inédita em Brasília será um marco para a história da Capital, uma vez que será a primeira individual do artista em Brasília.
No Salão Branco será realizado um Desfile de Moda Inclusiva, onde estilistas do Brasil inteiro mostrarão roupas especialmente adaptadas que serão vestidas por celebridades como o Dep. Federal Romário e sua filha Ivy, artistas da Rede Globo e pessoas com todos os tipos de deficiência. Será proferida uma palestra pela estilista Daniela Auler, funcionária da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, idealizadora do Concurso que deu inicio à criação das roupas..
No segundo dia do evento, o evento vai receber o Grupo “Eu Danço”, formado por pessoas com Síndrome de Down que há 10 anos se apresentam em eventos em Brasília com enorme sucesso de publico. Após a apresentação do grupo de dança, assistiremos à Palestra do Capitão Leoni – Militar ferido na Missão de Paz do Brasil no Haiti, que conta sua experiência por meio de uma palestra motivacional que tem entusiasmado públicos pelo Brasil inteiro. Logo após haverá uma apresentação da Banda de Jazz ‘Soul Washing Machine’, de Rodrigo Han, músico com deficiência física, e depois a Palestra “Universo Perfeito e Não Perfeito”, de Andrea Schwarz e Jaques Haber, consultores em Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, seguido de Coquetel e autógrafos dos livros que serão distribuídos gratuitamente.
No terceiro dia, quinta-feira dia 9/12, o Salão Negro se transformará em uma quadra de basquete e os convidados assistirão uma apresentação dos atletas do Comitê Paraolímpico Brasileiro e logo após receberá um grupo de capoeiristas comandados pelo Mestre Miquimba, que têm deficiências de vários graus e tipos. Apresentações das bandas Toque Especial e Tribo de Jah fecharão o evento neste dia. Todas as bandas e grupos são formados por pessoas com deficiência.
Paralelamente ao evento festivo que acontece no Salão Negro, o VI Fórum Senado Debate Brasil – Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, com a participação de palestrantes de renome internacional, experts na questão da Deficiência, que pretendem debater a Convenção da ONU.
Esses eventos têm a função de chamar a atenção para as conquistas das pessoas por meio da inclusão social, ressaltando exemplos e apresentando resultados.
Objetivos
Divulgar o Programa de Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência do Senado Federal – Senado Inclusivo e dar maior visibilidade às necessidades das pessoas com deficiência, resultando em projetos de leis que venham a beneficiar 25 milhões de brasileiros que são deficientes.
Despertar e incutir na sociedade o compromisso de garantir qualidade de vida aos portadores de deficiência;
Sensibilizar a sociedade para a necessidade da acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência;
Incentivar e desenvolver o debate dos temas de interesse da pessoa com deficiência.
Histórico
As Semanas foram sucesso de público e de divulgação de uma causa tão nobre, ocupando largos espaços na mídia impressa televisiva e de Internet, tanto local quanto nacional, chamando a atenção da sociedade como um todo para tão grave problema e suas possíveis soluções.
A VI Semana terá seu início no dia 7 de dezembro e terminará no dia 9 de dezembro de 2010.
A estimativa de público em todos os eventos é de 30 mil pessoas. 200 empregos temporários diretos serão criados com os eventos, além de milhares de empregos indiretos representados pelos fornecedores de material e mão de obra
Exposição de Bispo do Rosário pela primeira vez em Brasília
Obras de Arthur Bispo do Rosário estão entre os destaques da programação da VI Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência
O Senado Inclusivo, em parceria com entidades e instituições filantrópicas, realiza entre os dias 7 e 9 de dezembro, a VI Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência. Entre os destaques da programação, chega pela primeira vez à Brasília, a exposição “Obraviva – Sonho e Realidade”, do artista plástico Arthur Bispo do Rosário, considerado pela crítica nacional o “Van Gogh” brasileiro. Além da mostra, o evento vai promover discussões junto à sociedade sobre a inclusão e a valorização da pessoa com deficiência.
Superando os limites da esquizofrenia e paranoia, Arthur Bispo do Rosário marcou a cultura brasileira produzindo arte com matérias-primas extraídas do lixo. As obras do artista ganharam reconhecimento pela forma com a qual ele expressava a visão que tinha do mundo, do ser humano e das coisas. De 1939 a 1989, período em que ficou internado na Colônia Juliana Moreira, em Jacarepaguá (RJ), com diagnóstico de esquizofrenia e paranoia, Bispo do Rosário realizou a maior contribuição à arte brasileira, com mais de mil obras. O resultado pode ser visto em trabalhos como mantos, vestes bordadas, arranjos, barcos e esculturas.
Natural de Sergipe, Bispo do Rosário, como era conhecido, faleceu em 1989 deixando obras reconhecidas mundialmente. Boa parte delas, inspiradas em temas religiosos e cenas cotidianas. A exposição que estará em Brasília, intitulada “Obraviva” – Sonho e Realidade, trará um painel personalizado abrigando parte das obras do artista.
“É importante que a sociedade reconheça a contribuição de um artista, especialmente quando se trata de alguém que superou limites para chegar à posição de destaque, inclusive, no cenário internacional. Arthur Bispo do Rosário é um exemplo de incentivo para todos. Essa exposição vai marcar a agenda da programação, de Brasília e da cultura do País”, ressalta a coordenadora do Programa Senado Inclusivo e chefe de Cerimonial do Senado Federal, Mônica de Araújo Freiras.
Veja a programação do evento:
7 de dezembro – 3ª feira
14h – Sessão Solene de Abertura da VI Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.
Local: Plenário do Senado Federal
18h – Abertura da Exposição “Obraviva – Sonho e Realidade”, do artista plástico Arthur Bispo do Rosário.
Local: Salão Branco do Congresso Nacional
19h – Desfile de Moda Inclusiva, com a presença de atores da Rede Globo, do jogador Romário e sua filha Ivy e com comentários da estilista Daniela Auler, criadora do Concurso de Moda Inclusiva, da Secretaria do Estado de São Paulo dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Coquetel.
Local: Salão Negro do Congresso Nacional
8 de dezembro – 4ª feira
9h às 18h – VI Fórum Senado Debate Brasil “Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência nos Planos Nacional e Internacional”.
Local: Auditório do Interlegis
Local: Salão Negro do Congresso Nacional
15h – Apresentação das peças “Cabrocha” e “Elvis Presley”, do Grupo “Eu
Danço”.
16h – Palestra “Haiti: uma lição de vida”, com o capitão Nelson Dias Leoni – militar ferido durante a Missão de Paz do Brasil no Haiti.
17h – Apresentação da banda “Soul Washing Machine”, de Rodrigo Han.
17h30 – Palestra “Universo Perfeito e Não Perfeito”, de Andrea Schwarz e Jaques Haber, consultores em Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho.
Coquetel e autógrafos dos livros – distribuição gratuita.
9 de dezembro – 5ª feira
9h às 18h – VI Fórum Senado Debate Brasil “Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência nos Planos Nacional e Internacional”.
Local: Auditório do Interlegis
Local: Salão Negro do Congresso Nacional
15h – Apresentação dos atletas do Comitê Paraolímpico Brasileiro.
16h – Apresentação da banda “Toque Especial”.
19h – Apresentação da banda “Tribo de Jah”.
Informações para a imprensa
RP1 Comunicação Brasília
Desfile de moda inclusiva movimenta Senado Federal
A moda vai invadir o Salão Negro do Congresso Nacional no dia 7 de dezembro. Serão mais de 20 looks na passarela para mostrar que há um mercado ainda pouquíssimo explorado no Brasil: as mais de 25 milhões de pessoas com deficiência. A diferença está nos detalhes das peças: fechos com velcro, zíper em locais acessíveis e bordados em braile, entre outros. O evento, inédito em Brasília, faz parte da VI Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, que será realizada entre os dias 7 e 9 de dezembro, no Senado Federal.
A ideia do desfile veio do Concurso de Moda Inclusiva, que acontece há dois anos em São Paulo, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Segundo a chefe do Cerimonial da Presidência do Senado Federal e coordenadora do programa Senado Inclusivo, Mônica de Araújo, estão vindo para a capital os looks ganhadores do concurso e alguns outros, que estão sendo criados especialmente para a data. “Queremos chamar a atenção da sociedade, mostrar que atitudes simples, como a produção de roupas adaptadas, podem colaborar não só com a inclusão, mas também no resgate da autoestima das pessoas com deficiência”, declara Mônica.
“No dia a dia, não conseguimos imaginar, mas vestir uma criança com paralisia cerebral pode levar quase uma hora sem a roupa adequada”, conta a estilista Leny Pereira, que acaba de lançar uma marca de moda inclusiva. Ela explica que foram cinco anos de estudos e observações até chegar aos modelos que permitem, por exemplo, que uma pessoa com deficiência consiga se vestir sozinha ou, em alguns casos, em menos tempo e com mais facilidade. Leny lembra ainda que a moda inclusiva vale até para casos em que a deficiência é temporária, como no caso de uma perna ou um braço quebrado.
Entre os looks que serão apresentados estão um casaco para deficientes visuais com tachinhas e costuras que demarcam as cores, vestido com bordados e costuras em relevos para crianças que não enxergam e calças com zíper nas laterais, adaptadas para cadeirantes.
A passarela também será adaptada para os modelos cadeirantes, com rampas de acesso e largura suficiente para que deficientes visuais possam entrar com cães-guias. A produção promete não ficar atrás de nenhum desfile do País. Segundo conta Mônica de Araújo, o Salão Negro receberá painéis de luzes LED, sonorização, passarela e tudo que uma apresentação fashion tem direito. “Queremos realmente criar o clima perfeito. Tudo está sendo preparado especialmente para esta noite”, ressalta a coordenadora.
Entre os destaques na passarela, o ex-jogador de futebol e deputado federal eleito, Romário de Souza Faria, vai desfilar com a filha Ivy. Os comentários estão sob responsabilidade da estilista Daniela Auler, coordenadora do Concurso de Moda Inclusiva, da Secretaria do Estado de São Paulo dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O desfile será realizado na abertura do evento, no dia 7 de dezembro, no Salão Negro do Congresso, a partir das 19 horas. A entrada é gratuita, sujeita à lotação.
Destaques da programação – VI Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência
A abertura da Semana, no dia 7, será com as obras do renomado artista sergipano, Arthur Bispo do Rosário, com o tema “Obraviva – Sonho e Realidade”.
No segundo dia de atividades, haverá a abertura do VI Fórum Senado Debate Brasil com o tema “Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência nos Planos Nacional e Internacional”. Em seguida, o capitão Nelson Leoni faz palestra sobre o livro “Haiti: uma lição de vida”. O militar, já aposentado devido a um grave acidente ocorrido durante a Missão de Paz do Brasil no Haiti, conta como sobreviveu a um tiro de fuzil.
No último dia, a agenda fica por conta dos balanços e conclusões obtidas durante o VI Fórum Senado Debate Brasil com apresentação dos atletas do Comitê Paraolímpico Brasileiro e com show das bandas “Toque Especial” e “Tribo de Jah”.
Todos os eventos têm entrada gratuita, sujeita à lotação.
Confira abaixo a programação completa:
7 de dezembro – 3ª feira
14h – Sessão Solene de Abertura da VI Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.
Local: Plenário do Senado Federal
18h – Abertura da Exposição “Obraviva – Sonho e Realidade”, do artista plástico Arthur Bispo do Rosário.
Local: Salão Branco do Congresso Nacional
19h – Desfile de Moda Inclusiva.
Local: Salão Negro do Congresso Nacional
8 de dezembro – 4ª feira
9h às 18h – VI Fórum Senado Debate Brasil “Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência nos Planos Nacional e Internacional”.
Local: Auditório do Interlegis
Local: Salão Negro do Congresso Nacional
15h – Apresentação das peças “Cabrocha” e “Elvis Presley”, do Grupo “Eu Danço”
16h – Palestra “Haiti: uma lição de vida”, com o capitão Nelson Dias Leoni – militar ferido na Missão de Paz do Brasil no Haiti.
17h – Apresentação da Banda “Soul Washing Machine”, de Rodrigo Han
17h30 – Palestra “Universo Perfeito e Não Perfeito”, de Andrea Schwarz e Jaques Haber, consultores em Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho.
Coquetel e autógrafos dos livros – distribuição gratuita.
9 de dezembro – 5ª feira
9h às 18h – VI Fórum Senado Debate Brasil “Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência nos Planos Nacional e Internacional”.
Local: Auditório do Interlegis
Local: Salão Negro do Congresso Nacional
15h – Apresentação dos atletas do Comitê Paraolímpico Brasileiro.
16h – Apresentação da Banda “Toque Especial”.
19h – Apresentação da Banda “Tribo de Jah”.
Informações para a imprensa
RP1 Comunicação Brasília
Amanda Viviele –
amandaviviele@rp1.com.br
Maria Luiza Albuquerque –
mariaalbuquerque@rp1.com.br
Regina Trindade –
reginatrindade@rp1.com.br
Tel.: 61 3328 5687 / 3328 0665 / 9115 5980 / 9114 7960