LEITORES

BIBLIOTECA CECILIA MEIRELES E LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NA ESCOLA CLASSE 306 NORTE

Minha foto
BRASÍLIA, DF, Brazil
Olá amiguinhos! Aqui é o nosso cantinho na Net. Que divertido é: ler histórias, poesias, dar muita risada, conhecer gente legal, ter boas idéias para brincar e contar muitas novidades! É também ter nosso próprio livro, cantar cantigas de roda, fazer adivinhações e também aprender um montão de coisas! Afinal ser criança é especial! Nosso intuito é oferecer cultura. Boa leitura!

04 dezembro 2010

Entrega de prêmios para a melhor escola pública no Concurso de Produção Textual foi marcada por muita animação.

CEF 14 de Taguatinga se destaca em concurso de produção textualEntrega de prêmios para a melhor escola pública no Concurso de Produção Textual foi marcada por muita animação. O CEF 14 de Taguatinga se destacou entre 188 instituições


Alunos, professores e diretores do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 14 de Taguatinga receberam com muita alegria, na manhã de ontem, os 25 microcomputadores Positivo e as 10 bolsas do Curso de Matemática Professor Fabão. O prêmio é resultado da dedicação empenhada na segunda edição do Concurso de Produção Textual do Leio e Escrevo meu Futuro, realizada em setembro. Entre as 188 escolas inscritas, o CEF ganhou o primeiro lugar no pódio em 2010.

A diretora Edriane Campina atribui o sucesso ao esforço de todos que fazem parte da instituição. Ela também comentou a importância das gratificações recebidas. “Agora nós podemos olhar os computadores como aliados e melhorar a qualidade das aulas. Eles vão servir de instrumento de pesquisa para os meninos e as bolsas vão ajudá-los a aprender muito mais”, comemora. Atualmente, o Centro de Ensino conta com 40 aparelhos emprestados para as aulas de informática. “Como não são nossos, pode ser que a gente tenha que devolvê-los a qualquer momento”, explica a diretora. 

Bons resultados não são novidade para a escola. Em 2009, 29 alunos foram premiados no concurso em todo o colégio. Neste ano, o número subiu para 34. Jéssica Luciano da Costa, 13 anos, 9º ano, foi classificada em 61º lugar. “Olhando tudo que a gente conseguiu faturar me faz pensar que eu ajudei a ganhar isso”, orgulha-se. 

Contudo, as expectativas da instituição não param por aí. De acordo com o coordenador, Luís Cláudio Magalhães, o título traz, além de alegrias, uma grande responsabilidade para o corpo docente. “Nosso objetivo agora não é apenas manter a escola como a melhor do Distrito Federal, e sim garantir cada vez mais boas colocações para os alunos”, frisa. Segundo ele, muitos estudantes não sabiam folhear o jornal e aprenderam a fazê-lo por conta do projeto Leio e Escrevo. “Os prêmios estimularam todo mundo, inclusive a garotada”, empolga-se.

Cynthya Lopes, 14 anos, 9º ano, garantiu a 37ª posição entre tantos inscritos — neste ano, 84.597 estudantes participaram da disputa, número recorde na história do projeto. A menina disse que leu bastante o jornal e por isso se deu bem na redação. “Eu sou muito crítica também. Isso me ajudou, com certeza.” O aumento no número de inscrições foi de 36,9% em relação ao ano passado.

Durante todo o ano de 2010, as 207 escolas participantes do Leio e Escrevo meu Futuro receberam exemplares do Correio Braziliense, utilizados como instrumento pedagógico. Por meio da leitura das notícias, os estudantes tiveram contato com os fatos do cotidiano, relacionando-os ao conteúdo trabalhado em sala de aula.

O concurso deste ano contou com 649 professores inscritos, do 6º ao 9º anos, além de 14 diretores de regionais de ensino, 188 escolas, 14 coordenadores intermediários e 188 locais. No próximo dia 12, o Correio publica mais uma revista do Leio e Escrevo meu Futuro, mostrando entrevistas com os vencedores do concurso. 

Em homenagem ao cinquentenário da capital federal, o tema proposto aos alunos foi Repensar Brasília: como será a cidade daqui a 50 anos?. Ao todo, foram distribuídos mais de mil prêmios, entre eles, netbooks, DVDs, videogames e viagens nacionais e internacionais, pacotes de SPA, bolsas de inglês e matemática.

O projeto tem patrocínio da Eletrobras Furnas e recebe apoio do Curso de Matemática Professor Fabão, do Instituto Quadrix de Tecnologia e Responsabilidade Social, da CVC Eventos, da Wizard, do Nuwa Spa e das Casas Bahia. 

Parceiros
Criado no ano passado, o Leio e Escrevo meu Futuro é uma iniciativa do Correio Braziliense, com participação da Secretaria de Educação do DF. Voltado para alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental, o projeto, neste ano, atinge cerca de 145 mil estudantes e cinco mil professores da rede pública de ensino. Realiza, pelo segundo ano consecutivo, o maior concurso cultural para alunos de escolas públicas do país.

Para recebimento dos prêmios
» Atenção: hoje é o último dia para os classificados da disputa do Concurso de Produção Textual comparecerem ao auditório do Correio (SIG Quadra 2, nº 340), das 10h às 20h, para a retirada dos prêmios. Caso o premiado seja menor de idade, deverá estar acompanhando do responsável legal e levar uma cópia da Certidão de Nascimento ou da Carteira de Identidade, além de uma cópia da identidade ou carteira de motorista do responsável legal. Maiores de idade precisam portar apenas uma cópia de um documento de identificação com foto.