LEITORES

BIBLIOTECA CECILIA MEIRELES E LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NA ESCOLA CLASSE 306 NORTE

Minha foto
BRASÍLIA, DF, Brazil
Olá amiguinhos! Aqui é o nosso cantinho na Net. Que divertido é: ler histórias, poesias, dar muita risada, conhecer gente legal, ter boas idéias para brincar e contar muitas novidades! É também ter nosso próprio livro, cantar cantigas de roda, fazer adivinhações e também aprender um montão de coisas! Afinal ser criança é especial! Nosso intuito é oferecer cultura. Boa leitura!

14 novembro 2010

DF exporta projetos sociais de leituras......



DF exporta projetos sociais de leituras 

Os projetos foram apresentados em julho no 1º Fórum Ibero-Americano de Literacias e na 16th European Conference on Reading, na Universidade do Minho, na cidade de Braga, em Portugal. O Fórum e a Conferência criaram oportunidades para que educadores, professores e investigadores divulguem seus trabalhos no domínio do desenvolvimento e promoção da leitura e da escrita.

Luz &Autor em Braille

O Luz & Autor em Braille, com 14 anos de existência, desenvolvido pela professora Dinorá Couto Cançado na Biblioteca Braille de Taguatinga, foi finalista no Prêmio Viva Leitura 2007 e Mãos da Cidadania 2008. O projeto visa incentivar leituras, dinamizar a Biblioteca Braille e promover a socialização dos deficientes visuais por meio da integração com os escritores brasilienses. Luz & Autor em Braille oportuniza que livros e textos sejam transcritos para a linguagem Braille.

A inclusão social ocorre por meio da leitura, como comprova pesquisa feita com 46 deficientes visuais, em 2009, pela autora, em especialização na UnB oferecida pela Secretaria de Educação do DF. Um sonho que virou realidade, uma prática comprovada em trabalho científico, com resultados valiosos, bem no ano do bicentenário de Louis Braille (o inventor do Sistema da leitura e escrita Braille). Outra apresentação dessa pesquisa feita será em simpósio na Universidade Federal de Uberlândia, em novembro.

Brincando

O outro projeto, “Brincando de Biblioteca com Programa Literário”, consiste numa série de oficinas literárias oferecidas pela UnB, com apoio do GDF, nas escolas públicas do DF. Mais de 3000 alunos das escolas públicas do DF já foram atendidos. Foi criado para possibilitar que alunos do ensino fundamental evidenciem, de maneira prazerosa, em apresentações lúdicas, a compreensão de textos lidos e que, com essa prática, adquiram o hábito de leitura.

O projeto surgiu da necessidade de capacitar alunos para atuarem como multiplicadores de leituras na escola, em casa e na comunidade. Setenta e duas obras de literatura infantil foram distribuídas, como parte do projeto, em seis minibibliotecas e os participantes apreciam, leem, planejam e apresentam um programa literário, utilizando linguagens artísticas.

Mais informações:


Fone: 99701366

Fonte: Notícias da Rede - Secretaria de Educação - DF
-- 

Projetos Literários do DF na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo



Projetos Literários do DF na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo



Em agosto (12 a 22) aconteceu a 21ª. Bienal Internacional do Livro de São Paulo, promovida pela Câmara Brasileira do Livro, onde o Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL/MinC abriu um espaço para divulgar as ações publicadas no Mapa de Ações do PNLL com material impresso e auditório para uma programação disponível para as ações do Mapa do PNLL, com palestras ou encontros. Dois projetos cadastrados no PNLL, de Taguatinga/DF estarão presentes:

O Projeto Luz & Autor em Braille que inspirou a pesquisa “Leitura como fator de inclusão social de alunos com deficiência visual” será apresentado no dia 18/8, às 20 h, por Dinorá Couto Cançado, autora do projeto/pesquisa.

O Projeto Luz & Autor em Braille, desenvolvido na Biblioteca Braille Dorina Nowill, em Taguatinga – DF conta com vários escritores da Academia de Letras da cidade e outros autores brasilienses que participam do projeto com suas obras transcritas em Braille e encontros com seus leitores deficientes visuais. Já no dia 21/8, 14 h, Dinorá ministrará a oficina Brincando de Biblioteca com Programa Literário que já passou por 107 escolas públicas do DF e que tem o apoio do FAC/Secretaria de Cultura do DF. – projeto este que ganhou o Ponto de Leitura do MinC, instalado na Biblioteca Braille de Taguatinga.

Dinorá participará também do III Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias de SP e III Fórum do Plano Nacional do Livro e Leitura que se realizará no período de 19 a 21 de agosto, em paralelo à 21ª Bienal Internacional do Livro, trazendo muitas novidades para a Biblioteca Braille que tem um trabalho exemplar de literatura inclusiva e sede do Projeto Luz @ Autor em Braille há 15 anos..


Dinorá Couto no Ponto de Leitura na Bibliobraille



Informações: 9970.1366 ou e-mail bibliobraille@gmail.com

Sobre a Bienal: www.bienaldolivrosp.com.br

Sobre o Seminário de Bibliotecas e Fórum do PNLLwww.bibviva.com.br


FONTE: http://amigosdobraille.blogspot.com