O concurso é promovido pelo Correio Braziliense em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal e organizado pelo Instituto Quadrix de Tecnologia e Responsabilidade Social. O projeto é realizado nas escolas da rede pública do Distrito Federal entre alunos do 6º ao 9º do Ensino Fundamental.
Este ano, o tema central foi "Repensar Brasília: como será a cidade daqui a 50 anos?". Foram 13 categorias: quatro para estudantes, quatro para professores, quatro para gestores e uma para a melhor escola. Nesta edição, o concurso contou com uma novidade. Foram os tipos e gêneros textuais diferenciados, de acordo com cada série.
Por exemplo, os estudantes do 6º ano fizeram uma Carta/Relato Pessoal. Já os do 7º ano produziram uma Carta/ Relato Pessoal comentando uma notícia. Os alunos do 8º ano produziram uma Carta ao Leitor, com base na coluna Sr. Redator do Correio Braziliense e os do 9º ano escreveram um artigo de Opinião.
Além disso, os estudantes realizaram 14 estudos de campo. Eles visitaram a sede dos Diários Associados no DF para entender todo o processo de produção da notícia. Os estudantes também tiveram a oportunidade de vivenciar uma avaliação no formato de vestibular. No concurso, as regras são rígidas assim como nos vestibulares, como horários de início e de término, proibição ao uso de aparelhos eletrônicos e de qualquer material de consulta e, ainda, utilização obrigatória de caneta esferográfica preta, além da presença de fiscais de prova nas salas e corredores.
O concurso terá a distribuição de mais de mil prêmios entre os estudantes, professores, coordenadores, supervisores pedagógicos, diretores de escola e diretores de regional de ensino. Serão prêmios como bolsas de idiomas e de matemática, videogames, netbooks, televisores, celulares, equipamentos de blu ray, home theater e DVD.
A lista completa dos premiados será divulgada no site quadrix.org.br, no hotsite do projeto, leioeescrevomeufuturo.com.br e no editorial do jornal Correio Braziliense.