Informações
LOCAL: Expo Brasília – Pavilhão de Feiras e Exposições
Parque da Cidade Sarah Kubitschek, Asa Sul, Brasília/DF
CARACTERÍSTICAS: 50.000 m² de área coberta
Segundo maior da América Latina
- Espaços Culturais
. Arena Cultural – 728m² para 1.000 pessoas
. Auditório – 120m² para 100 pessoas
. Espaço para Oficinas – 120m² para 48 pessoas
. Café Literário – 578m² para 400 pessoas
- Praça de Alimentação – 1.044m²
. 04 espaços de 261m² (cada) para 48 mesas de 4 lugares
- Espaços da Leitura JK
. Espaço do Autor – 169m² para 100 pessoas
. Espaço Sensorial – 81 m² para 90 pessoas
. Letras sem Limites – 210m² para 80 pessoas
. Pontinho da Leitura – 210 m² para 80 pessoas
. Ponto da Leitura Jovem –220 m² para 80 pessoas
. Ponto da Leitura do Educador –220 m² para 80 pessoas
- Espaço Feira do Livro
. 24 estandes de 9m²
. 56 estandes de 12m²
. 52 estandes de 16m²
. 32 estandes de 20m²
- Espaços Institucionais
. 7 estandes de 81m² (cada)
- Espaço SENAC
. Unidade Móvel 01 – Moda e Beleza
. Unidade Móvel 02 – Informática e Administração
. Unidade Móvel 03 – Turismo, Hotelaria e Gastronomia
DATA: 08 a 17 de outubro de 2010
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: De 2ª a domingo, das 10h às 22h
INGRESSOS:
- R$ 2,00 (entrada inteira) / R$ 1,00 (meia-entrada) ou
- 1 kg de alimento não perecível ou
- 1 livro
O Tema
Com relação ao tema, permanecerá o conceito de criação de um para cada nova edição do evento. Para a 29ª Feira do Livro de Brasília o tema escolhido é: O MUNDO DA LEITURA. A LEITURA NO MUNDO.
Na visão dos organizadores, um livro ou qualquer outro tipo de publicação ornamentando uma estante ou deixado sobre alguma superfície, por si só não significa nada. Eles passam a ter um sentido prático de existência, na medida em que se estabelece a humanização da relação, ou seja, quando alguém passa a utilizá-lo como instrumento de transmissão de conhecimento ou de geração de experiências.
Com base nesta afirmativa, as peças que compõem o tema de 2010, buscam retratar um mundo concreto, caracterizado por letras dispersas que, em suas composições, formam projetos arquitetônicos representativos da cidade de Brasília, mas que, numa visão geral, mantém o conceito monocromático. No mesmo contexto, observam-se indivíduos, representados por crianças, adolescentes, adultos, famílias e portadores de necessidades especiais que, em contato com a leitura, dão cor ao cenário.
Espaço 1 – CIDADE DA LEITURA JUSCELINO KUBITSCHEK
Estrutura física que engloba o conjunto dos espaços da Feira 2010. Ambientes multifuncionais orientados para promover a fruição, produção, difusão, diálogo e convivência cultural dos leitores brasilienses.
A proposta é estimular a interação das linguagens artísticas e acolher com conforto e segurança o Leitor.
A ideia é dar visibilidade à programação, bem como, a projetos, programas e iniciativas de promoção da Leitura bem sucedidos realizados no Distrito Federal e no Brasil.
A Cidade da Leitura contará com infraestrutura de climatização, rede elétrica, projeto cenográfico, iluminação cênica e de segurança, sonorização, extintores, recipientes para coleta seletiva de lixo, bebedouros, sistema de telefonia e internet banda larga.
A Cidade da Leitura será constituída por quatro ambientes segmentados: Espaços da Leitura, Culturais, Institucionais e Funcionais.
Espaço 1.1 – ESPAÇOS DA LEITURA
Estruturas físicas destinadas a destacar o papel da biblioteca e dos ambientes de Leitura como espaços de uso coletivo e de contato com livros, com autores e com a cidadania.
A idéia é disponibilizar um acervo segmentado e de referência em literatura para os públicos infantil, juvenil, adulto e portador de necessidades especiais.
Tais espaços visam estimular o contato direto de educadores, pais, estudantes e público em geral com o livro e com as diversas linguagens literárias. A proposta é convertê-los em centros de promoção de cultura, além de fortalecer no imaginário de seus freqüentadores o valor social da leitura, do livro, da literatura e das bibliotecas.
Os Espaços da Leitura estarão distribuídos nos seguintes ambientes: Espaço Letras sem Limites, Pontinho da Leitura, Ponto de Leitura Jovem, Ponto de Leitura do Educador.
Ambiente de leitura estruturado para atender as demandas de acessibilidade de portadores de necessidades visuais e auditivas.
Contará com acervo de livros em Braille e audiolivros, disponibilizará ainda, cabine de audição e terminais de computadores dotados do Virtual Vision, bem como, de impressora adaptada para imprimir a programação diária em Braille.
Ambiente estruturado para abrigar projetos e experiências sociais de leitura com foco no público jovem.
Disponibilizará acesso a um acervo qualificado de livros, bem como, de quadrinhos e afins.
Abrigará atividades como o Encontro com o Autor, contação de histórias e oficinas de escrita criativa.
Facilitará a estudantes e educadores a oportunidade de compartilharem experiências leitoras.
Ambiente estruturado para abrigar projetos e experiências sociais de leitura com foco em crianças.
Destina-se a promover acesso a um acervo qualificado de livros, bem como, a atividades de contação de histórias e oficinas pedagógicas infantis.
Facilitará a familiares e educadores a oportunidade de compartilharem experiências leitoras, além de servir de espaço para a realização de práticas de contação de histórias em libras.
Ambiente estruturado para abrigar projetos e experiências sociais de leitura com foco no Educador.
Disponibilizará acesso a um acervo qualificado de livros técnicos e literários.
Abrigará atividades como os Encontros de Formação para o Educador e as Oficinas pedagógicas.
Espaço 1.2 – ESPAÇOS CULTURAIS
Estruturas físicas pensadas como equipamentos multiuso e flexíveis aptas a comportar, conjugar ou alternadamente acolher atividades de audiovisual, humanidades, cênicas, música, bem como, cursos, seminários, debates e oficinas.
O objetivo é incentivar artistas, produtores, pensadores, pesquisadores, grupos, expressões e projetos artísticos.
Pretende-se ainda, qualificar o ambiente social da feira e estimular a criação e a fruição dos mais diversificados bens artístico-culturais.
A idéia é acolher debates, oficinas artísticas, ações e exposições envolvendo os mais diversos meios.
Os Espaços estarão distribuídos nos seguintes ambientes: Arena Cultural, Café Literário, Auditório, Oficinas, Feira de Livros e Espaço do Autor.
A Arena Cultural será um espaço multifuncional com 728m² planejado para receber confortavelmente até 1000 pessoas.
Está orientada para atender as necessidades de um público eclético das mais variadas faixas etárias.
Sua estrutura dispõe de recursos técnicos adequados para facilitar a aproximação da linguagem LITERÁRIA às demais formas de expressão artística. Abrigará shows musicais e espetáculos teatrais.
O Café Literário cujo homenageado é o poeta brasiliense nascido em Cuiabá, Nicolas Behr. Ocupará uma área de 578m² e terá capacidade para acolher confortavelmente 400 leitores.
Seu palco será marcado pela descontração das conversas e pela interação entre autores e leitores. Será o ponto de encontro para os apreciadores da poesia, do conto, do romance, das fábulas, novelas, crônicas, ensaios, sátiras, tragédias, comédias, biografias, entre outros gêneros.
Promoverá aproximações entre a literatura e outras formas de expressão artística contribuindo, assim, para exaltar o pensamento e as artes. Objetiva fazer da literatura o centro das atenções.
Espaço com capacidade para receber 100 leitores, acolherá atividades com perfis mais acadêmicos e que tenham como público-alvo estudantes das redes pública e privada, educadores dos ensinos fundamental, médio e superior, pesquisadores, bem como estudantes de graduação e pós-graduação.
A idéia é reconhecer projetos que visem à difusão, ao fomento, à reflexão e ao intercâmbio de experiências estéticas, educativas, literárias e críticas.
A intenção é estimular iniciativas que potencializem e convertam a Feira em espaço de experimentação e de reflexão.
O objetivo é difundir a literatura e o pensamento em âmbito local, bem como favorecer ao público leitor o acesso e o contato com outras experiências, linguagens, conhecimentos e realidades.
Como exemplo, será realizado o Seminário Brasília: Literatura, Arte e Pensamento, bem como, o Ciclo de Debates. Nesses eventos, conceituados especialistas e pesquisadores, na qualidade de palestrantes e mediadores, colocarão em foco temas de interesse e de relevância social.
O Espaço para Oficinas homenageará o artista plástico Omar Franco e terá capacidade para atender 48 leitores por atividade.
Constitui-se em uma ambiente planejado para facilitar a troca de experiências e a circulação de informações.
A ideia é fomentar a construção de novos conhecimentos e promover o trabalho em grupo.
Acolherá atividades formativas visando contribuir com a profissionalização de processos e experiências educativas, artísticas, de gestão cultural, bem como, de gestão para o negócio do livro.
Atividades previstas: oficinas de leitura e escrita criativa, mini-cursos de produção de textos técnicos, oficinas de formação para os mercados editorial e cultural.
Contará com infra-estrutura, recursos pedagógicos e profissionais necessários ao desenvolvimento das seguintes atividades:
– Como Editar Seu Livro
– Histórias em Quadrinhos
– Restauração de Livros Raros
– Ilustração
– Mangá
– Como elaborar Projetos Culturais
Espaço 1.2.5 – FEIRA DE LIVROS IVAN DA PRESENÇA
Ambiente destinado a oferecer à comunidade leitora de Brasília e Entorno uma grande amostragem da produção editorial brasiliense, brasileira e internacional.
Reunirá editores, distribuidores, livreiros e demais representantes da cadeia produtiva.
O objetivo é atrair a atenção do público para o lançamento de produtos editoriais e literários se convertendo em ponto de encontro para o setor e em importante ferramenta para o fortalecimento da Economia do Livro no âmbito do Distrito Federal.
A idéia é disponibilizar ao leitor brasiliense o acesso a livros e outros materiais de leitura produzidos em diferentes linguagens, em diferentes suportes, sobre temas diversificados, para leitores de diferentes modalidades e de idades variadas.
A intenção é proporcionar exposição e acesso qualificado a produtos literários.
Espaço 1.2.7 – ESPAÇO DO AUTOR PROFESSOR ANTÔNIO MIRANDA
O Espaço do Autor homenageará o escritor brasiliense e Diretor da Biblioteca Nacional de Brasília, Professor Antônio Lisboa Carvalho de Miranda, e terá capacidade para atender 100 leitores por atividade.
Ambiente orientado para reconhecer e destacar o papel e a importância do Autor e de sua criação no processo de construção da cidadania e de uma sociedade leitora.
A idéia é promover o encontro do autor com o leitor, bem como, celebrar e acolher os lançamentos literários.
Pretende-se ainda, que o espaço abrigue uma ESTANTE DO ESCRITOR BRASILIENSE, cuja proposta é reconhecer, expor e divulgar as obras e as criações dos autores locais.
Espaço 1.2.6 – PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO E CONVIVÊNCIA VITOR PELECHIA
Área de operações de restaurantes e lanchonetes orientada para promover a convivência cultural dos leitores brasilienses, bem como, para se converter em um ambiente dedicado ao encontro de poetas, contistas, romancistas, pensadores, artistas, autores e leitores em geral.
A idéia é que o espaço disponibilize serviços de alimentação ao público e facilite a degustação da prosa e da poesia.
A intenção é, além de alimentar os apaixonados por livros, proporcionar conforto, segurança e uma atmosfera comprometida com a troca de experiências interpessoais entre os visitantes.
O conceito da Feira estará expresso no paisagismo, na adequação das cadeiras e mesas, bem como na organização do espaço, dos acessos e na diversidade gastronômica oferecida aos freqüentadores.
Espaço 1.3 – ESPAÇOS FUNCIONAIS
Estruturas físicas organizadas para oferecer aos participantes da feira e ao público leitor, conforto, segurança e comodidade.
Os espaços estarão distribuídos da seguinte forma:
– Centrais de Atendimento ao Expositor, ao Educador e ao Estudante
– Balcões de Informações
– Rádio da Feira
– Posto Médico
– Sala de imprensa
– Sala Vip
– Secretaria
– Sala de Coordenação
– Sala de apoio para recepcionistas, seguranças e brigadistas
– Depósitos da Câmara e Montadora
– Sala de apoio para pessoal de limpeza.
Espaço 1.4 – 7 (SETE) ESPAÇOS INSTITUCIONAIS
Estruturas físicas organizadas para se converterem em ambientes de reciprocidade e de relacionamento.
A idéia é disponibilizar aos Parceiros e Apoiadores da Feira um ambiente para a realização de ações institucionais.
A intenção é que parceiros como Entidades Internacionais, Ministérios e Secretarias do Governo Federal, Secretarias e Fundações do Distrito Federal e Patrocinadores públicos e privados, possam utilizar o referido espaço para realizarem ações promocionais e de relacionamento junto à comunidade leitora de Brasília.
A Feira do Livro este ano está cheia de musicalidade.
Temos a presença confirmada de Zeca Baleiro, Fernanda Takai e Elomar.
Outros artistas que vão participar são eles:
- Fagner
- Diogo Nogueira
- Elba Ramalho
- Zé Ramalho
- Renato Teixeira
- Sérgio Reis
- Pato Fu
- Toquinho
- MPB4
e muitos outros. Aguarde por mais informações!
Estamos preparando uma programação com a sua cara.