LEITORES

BIBLIOTECA CECILIA MEIRELES E LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NA ESCOLA CLASSE 306 NORTE

Minha foto
BRASÍLIA, DF, Brazil
Olá amiguinhos! Aqui é o nosso cantinho na Net. Que divertido é: ler histórias, poesias, dar muita risada, conhecer gente legal, ter boas idéias para brincar e contar muitas novidades! É também ter nosso próprio livro, cantar cantigas de roda, fazer adivinhações e também aprender um montão de coisas! Afinal ser criança é especial! Nosso intuito é oferecer cultura. Boa leitura!

28 novembro 2010

PARABÉNS ESCOLA CLASSE 306 NORTE!!! Jovens expandem seus horizontes no Leio e Escrevo meu Futuro

Jovens expandem seus horizontes no Leio e Escrevo meu Futuro

O Auditório Pedro Calmon, do Quartel-General do Exército, ficou lotado de pais, alunos, professores, coordenadores e diretores na manhã de ontem. A cerimônia de encerramento do projeto Leio e Escrevo meu Futuro deste ano foi realizada com homenagem aos classificados na segunda edição do Concurso de Produção Textual, que propôs aos 84.597 participantes uma reflexão sobre o próximo cinquentenário da capital federal. Das 207 escolas beneficiadas pelo projeto, 188 concorreram aos mais de mil prêmios.

Uniformizados, os alunos ouviram, com os demais presentes, a execução do Hino Nacional, dando início ao evento. “A contribuição desse projeto tem sido, sem dúvida, muito importante para a consciência cidadã”, afirmou o diretor de comercialização e marketing dos Diários Associados, Paulo César Marques, destacando que a entrega dos jornais representa um apoio prático às escolas participantes do Leio e Escrevo meu Futuro. Marques também enfatizou o maior número de inscritos na disputa deste ano — um aumento de 36,9% em relação à primeira edição: “Sem um acesso democrático, não dá para potencializar a educação. A leitura que cada jovem faz diariamente é um método pedagogicamente eficaz, e o estímulo à leitura contribui para a formulação do senso crítico”.

A prática da leitura foi também o tema abordado pelo secretário de Estado de Educação do DF, Sinval Lucas Filho. “É por meio dela que adquirimos conhecimento, cultura e valores, e transformamos vidas, criando cidadãos”, ressaltou. “O primeiro passo desses estudantes para transformar o futuro é ter acesso a um exemplar de jornal. Este momento representa a solidez e a credibilidade do concurso.” Em 2010, o Centro de Ensino Fundamental (CEF) 14 de Taguatinga foi o vencedor da categoria melhor escola, e a diretora Edriane Campina recebeu a placa de homenagem das mãos do governador Rogério Rosso. Como prêmio, o colégio ganhará 25 computadores e 10 bolsas de estudo do Curso de Matemática do Professor Fabão.

“É muito fácil falar de educação, que é o principal ramo governamental, mas fazer é outra coisa. Hoje é um exemplo prático do que é fazer educação”, disse Rosso, logo no início da cerimônia. Ele afirmou ainda ser orgulhoso de ter estudado em escolas públicas e defendeu que o planejamento do futuro de Brasília sairá da mente dos alunos. “Daqui a 50 anos vocês estarão em salas e instituições importantes para a história da cidade”, apontou.

Entusiasmo
Os mais bem colocados nas 13 categorias da disputa foram chamados ao palco para receber um diploma. Millena Castro, 12 anos, aluna do 6º ano da Escola Classe (EC) 306 Norte, estava um pouco nervosa na sua vez. “Ficar em primeiro lugar foi inesperado. Só fiz a prova para ver como era”, revela a tímida campeã. A colega Nicole Biancardi, 11, foi outra que garantiu uma boa colocação. “Para escrever a redação, eu pensei na tecnologia de Brasília e em como ela poderia ajudar na diminuição de problemas, como a seca”, conta a menina, que acredita que a competição a incentivou a ler mais.

Luís Filipe de Souza, 10 anos, já esperava ficar entre os cinco melhores. “Aprendi a escrever e a ler mais, o que é importante para tudo na vida”, lembra. Os pais do quinto colocado, também aluno do 6º ano da EC 306 Norte, destacam os diversos prêmios já conquistados por Luís Filipe, sem esconder a alegria da nova vitória. “Nós ficamos sempre emocionados”, disse o pai, Luís Claudio, 36. “O coração está a mil”, completou a mãe, Lucileila, 34. Segundo eles, o filho demonstra curiosidade e interesse constante pela leitura.

Rozane Cardoso, que dá aulas para a garotada do 9º ano do CEF 1 de Brazlândia, reconhece a importância da premiação. “Chegar ao fim do ano e ser gratificada dá gosto de ser professora. Um dos trabalhos que eu fiz com o jornal foi mostrar aos alunos onde eles vivem. Dessa forma, eles puderam enxergar ou idealizar como será Brasília”, comemora a vencedora, que irá passar sete noites em Aruba, no Caribe. Antes de o evento ser encerrado, seis pessoas presentes foram ainda agraciadas com três câmeras e três celulares colocados aleatoriamente embaixo das cadeiras.

O concurso deste ano contou com 649 professores inscritos, do 6º ao 9º ano, além de diretores de regionais de ensino e de escolas e de coordenadores intermediários e locais. No próximo dia 12, o Correio publica mais uma revista do Leio e Escrevo meu Futuro, com entrevistas com os vencedores do concurso. O projeto tem patrocínio da Eletrobras e de Furnas e recebe apoio do Curso de Matemática Professor Fabão, do Instituto Quadrix de Tecnologia e Responsabilidade Social, da CVC Eventos, da Wizard, do Nuwa Spa e das Casas Bahia.

Como surgiu
Criado no ano passado, o Leio e Escrevo meu Futuro é uma iniciativa do Correio Braziliense, com participação da Secretaria de Educação do DF. Voltado para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, o projeto, neste ano, contempla cerca de 145 mil estudantes e 5 mil professores da rede pública de ensino.

A premiação
Os vencedores da disputa deverão comparecer ao auditório do Correio (SIG Quadra 2, nº 340) hoje, amanhã ou em 3 de dezembro, das 10h às 20h, para a retirada dos prêmios. Caso o premiado seja menor de idade, deverão ser apresentadas cópias da Certidão de Nascimento ou da identidade e também da identidade ou da carteira de motorista do responsável legal. Maiores de idade precisam portar apenas uma cópia
de um documento de identificação com foto.

26 novembro 2010

VI Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência no Senado de 7 a 9 de dezembro 2010

Cartaz da VI Semana da de Valorizacao da Pessoa com Deficiencia - 7 a 9 de dezembro de 2010 - Senado Federal - Ilustracao colorida de duas criancas sentadas de pernas cruzadas no chao segurando um globo terrestreProgramação
Dia 7 de dezembro – 3ª feira
Plenário do Senado Federal
14h – Sessão Solene de Abertura da VI Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência
Salão Branco do Congresso Nacional- Chapelaria
18h – Abertura da Exposição “Obravida – Sonho e Realidade”, do artista Arthur Bispo do Rosário
Salão Negro do Congresso Nacional
19h – Desfile de Moda Inclusiva, apresentado pela Secretaria do Estado de São Paulo dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com a presença de atores da Rede Globo, do jogador Romário e sua filha Ivy, e de medalhistas Paraolímpicos
Coquetel
Dia 8 de dezembro – 4ª feira
Salão Negro do Congresso Nacional
15h – Apresentação das danças ‘Cabrocha’ e ‘Elvis Presley’, do Grupo “Eu Danço”, do Centro de Ensino Especial 01, composta por alunos com Síndrome de Down
15h30 – Palestra de paratletas, Medalhistas de ouro nas Paraolimpíadas de Pequim
16h – Palestra ‘Haiti: uma lição de vida’, do Capitão Nelson Dias Leoni – Militar ferido na Missão de Paz do Brasil no Haiti
17h – Apresentação da Banda de Jazz ‘Soul Washing Machine’, de Rodrigo Han, músico com deficiência física
17h30 – Palestra “Universo Perfeito e Não Perfeito”, de Andrea Schwarz e Jaques Haber, consultores em Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho
Coquetel e autógrafos dos livros – distribuição gratuita
Dia 9 de dezembro – 5ª feira
Salão Negro do Congresso Nacional
15h – Clinica de esportes com apresentação de atletas do Comitê Paraolímpico Brasileiro em duas estações de modalidades: Basquete em Cadeira de Rodas, Para-Tênis de Mesa, onde os convidados poderão interagir com os atletas.
Sorteio de brindes
17h – Grupo “Gingado Capoeira”, formado por alunos da APAE-DF, coordenado pelos Mestres Pablo e Miquimba
18h – Banda ‘Toque Especial’, formada por jovens com deficiência
19h – Banda de Reggae ‘Tribo de Jah’, formado por deficientes visuais
O que é a VI Semana
Tradicionalmente a deficiência tem sido vista como um problema individual como algo a ser tratado pelo portador, juntamente com seus familiares, que teria que se adaptar ao trabalho, aos meios de transporte e aos ambientes de convívio social e cultural.
Felizmente essa cultura está sendo substituída pela inclusão. Hoje, os deficientes se organizam e, progressivamente vêm demonstrando sua capacidade, vencendo obstáculos e participando ativamente dos ambientes profissional e social com os outros grupos.
A função de eventos que promovem a inclusão é principalmente chamar a atenção da sociedade para as possibilidades da inclusão no seu sentido mais amplo e de garantir aos excluídos a cidadania que é outorgada pela Constituição.
Dessa forma, a VI Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência vem proporcionar, mais uma vez, a oportunidade de despertar a atenção da sociedade para a causa da inclusão das pessoas com deficiência.
Consta das atividades da semana um desfile com a participação de modelos com todos os tipos de deficiência juntamente com modelos profissionais usando roupas especialmente confeccionadas para o evento por estilistas que foram selecionados por meio de concurso promovido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Em parceria firmada com o Senado Federal a Secretaria vai trazer para Brasília 17 looks e modelos com deficiência que participaram do concurso que ocorreu em São Paulo, em abril último. Assim sendo, pretende-se utilizar a moda como um poderoso instrumento de inclusão.
Na abertura do evento será inaugurada na Chapelaria/Salão Branco, a exposição Abertura da Exposição “Obravida – Sonho e Realidade”, do artista Plástico Arthur Bispo do Rosário. Esta exposição inédita em Brasília será um marco para a história da Capital, uma vez que será a primeira individual do artista em Brasília.
No Salão Branco será realizado um Desfile de Moda Inclusiva, onde estilistas do Brasil inteiro mostrarão roupas especialmente adaptadas que serão vestidas por celebridades como o Dep. Federal Romário e sua filha Ivy, artistas da Rede Globo e pessoas com todos os tipos de deficiência. Será proferida uma palestra pela estilista Daniela Auler, funcionária da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, idealizadora do Concurso que deu inicio à criação das roupas..
No segundo dia do evento, o evento vai receber o Grupo “Eu Danço”, formado por pessoas com Síndrome de Down que há 10 anos se apresentam em eventos em Brasília com enorme sucesso de publico. Após a apresentação do grupo de dança, assistiremos à Palestra do Capitão Leoni – Militar ferido na Missão de Paz do Brasil no Haiti, que conta sua experiência por meio de uma palestra motivacional que tem entusiasmado públicos pelo Brasil inteiro. Logo após haverá uma apresentação da Banda de Jazz ‘Soul Washing Machine’, de Rodrigo Han, músico com deficiência física, e depois a Palestra “Universo Perfeito e Não Perfeito”, de Andrea Schwarz e Jaques Haber, consultores em Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, seguido de Coquetel e autógrafos dos livros que serão distribuídos gratuitamente.
No terceiro dia, quinta-feira dia 9/12, o Salão Negro se transformará em uma quadra de basquete e os convidados assistirão uma apresentação dos atletas do Comitê Paraolímpico Brasileiro e logo após receberá um grupo de capoeiristas comandados pelo Mestre Miquimba, que têm deficiências de vários graus e tipos. Apresentações das bandas Toque Especial e Tribo de Jah fecharão o evento neste dia. Todas as bandas e grupos são formados por pessoas com deficiência.
Paralelamente ao evento festivo que acontece no Salão Negro, o VI Fórum Senado Debate Brasil – Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, com a participação de palestrantes de renome internacional, experts na questão da Deficiência, que pretendem debater a Convenção da ONU.
Esses eventos têm a função de chamar a atenção para as conquistas das pessoas por meio da inclusão social, ressaltando exemplos e apresentando resultados.
Objetivos
Divulgar o Programa de Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência do Senado Federal – Senado Inclusivo e dar maior visibilidade às necessidades das pessoas com deficiência, resultando em projetos de leis que venham a beneficiar 25 milhões de brasileiros que são deficientes.
Despertar e incutir na sociedade o compromisso de garantir qualidade de vida aos portadores de deficiência;
Sensibilizar a sociedade para a necessidade da acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência;
Incentivar e desenvolver o debate dos temas de interesse da pessoa com deficiência.
Histórico
As Semanas foram sucesso de público e de divulgação de uma causa tão nobre, ocupando largos espaços na mídia impressa televisiva e de Internet, tanto local quanto nacional, chamando a atenção da sociedade como um todo para tão grave problema e suas possíveis soluções.
A VI Semana terá seu início no dia 7 de dezembro e terminará no dia 9 de dezembro de 2010.
A estimativa de público em todos os eventos é de 30 mil pessoas. 200 empregos temporários diretos serão criados com os eventos, além de milhares de empregos indiretos representados pelos fornecedores de material e mão de obra
Exposição de Bispo do Rosário pela primeira vez em Brasília
Obras de Arthur Bispo do Rosário estão entre os destaques da programação da VI Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência
O Senado Inclusivo, em parceria com entidades e instituições filantrópicas, realiza entre os dias 7 e 9 de dezembro, a VI Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência. Entre os destaques da programação, chega pela primeira vez à Brasília, a exposição “Obraviva – Sonho e Realidade”, do artista plástico Arthur Bispo do Rosário, considerado pela crítica nacional o “Van Gogh” brasileiro. Além da mostra, o evento vai promover discussões junto à sociedade sobre a inclusão e a valorização da pessoa com deficiência.
Superando os limites da esquizofrenia e paranoia, Arthur Bispo do Rosário marcou a cultura brasileira produzindo arte com matérias-primas extraídas do lixo. As obras do artista ganharam reconhecimento pela forma com a qual ele expressava a visão que tinha do mundo, do ser humano e das coisas. De 1939 a 1989, período em que ficou internado na Colônia Juliana Moreira, em Jacarepaguá (RJ), com diagnóstico de esquizofrenia e paranoia, Bispo do Rosário realizou a maior contribuição à arte brasileira, com mais de mil obras. O resultado pode ser visto em trabalhos como mantos, vestes bordadas, arranjos, barcos e esculturas.
Natural de Sergipe, Bispo do Rosário, como era conhecido, faleceu em 1989 deixando obras reconhecidas mundialmente. Boa parte delas, inspiradas em temas religiosos e cenas cotidianas. A exposição que estará em Brasília, intitulada “Obraviva” – Sonho e Realidade, trará um painel personalizado abrigando parte das obras do artista.
“É importante que a sociedade reconheça a contribuição de um artista, especialmente quando se trata de alguém que superou limites para chegar à posição de destaque, inclusive, no cenário internacional. Arthur Bispo do Rosário é um exemplo de incentivo para todos. Essa exposição vai marcar a agenda da programação, de Brasília e da cultura do País”, ressalta a coordenadora do Programa Senado Inclusivo e chefe de Cerimonial do Senado Federal, Mônica de Araújo Freiras.
Veja a programação do evento:
7 de dezembro – 3ª feira
14h – Sessão Solene de Abertura da VI Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.
Local: Plenário do Senado Federal
18h – Abertura da Exposição “Obraviva – Sonho e Realidade”, do artista plástico Arthur Bispo do Rosário.
Local: Salão Branco do Congresso Nacional
19h – Desfile de Moda Inclusiva, com a presença de atores da Rede Globo, do jogador Romário e sua filha Ivy e com comentários da estilista Daniela Auler, criadora do Concurso de Moda Inclusiva, da Secretaria do Estado de São Paulo dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Coquetel.
Local: Salão Negro do Congresso Nacional
8 de dezembro – 4ª feira
9h às 18h – VI Fórum Senado Debate Brasil “Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência nos Planos Nacional e Internacional”.
Local: Auditório do Interlegis
Local: Salão Negro do Congresso Nacional
15h – Apresentação das peças “Cabrocha” e “Elvis Presley”, do Grupo “Eu
Danço”.
16h – Palestra “Haiti: uma lição de vida”, com o capitão Nelson Dias Leoni – militar ferido durante a Missão de Paz do Brasil no Haiti.
17h – Apresentação da banda “Soul Washing Machine”, de Rodrigo Han.
17h30 – Palestra “Universo Perfeito e Não Perfeito”, de Andrea Schwarz e Jaques Haber, consultores em Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho.
Coquetel e autógrafos dos livros – distribuição gratuita.
9 de dezembro – 5ª feira
9h às 18h – VI Fórum Senado Debate Brasil “Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência nos Planos Nacional e Internacional”.
Local: Auditório do Interlegis
Local: Salão Negro do Congresso Nacional
15h – Apresentação dos atletas do Comitê Paraolímpico Brasileiro.
16h – Apresentação da banda “Toque Especial”.
19h – Apresentação da banda “Tribo de Jah”.
Informações para a imprensa
RP1 Comunicação Brasília
Amanda Viviele – amandaviviele@rp1.com.br
Maria Luiza Albuquerque – mariaalbuquerque@rp1.com.br
Regina Trindade – reginatrindade@rp1.com.br
Tel.: 61 3328 5687 / 3328 0665 / 9115 5980 / 9114 7960
Desfile de moda inclusiva movimenta Senado Federal
A moda vai invadir o Salão Negro do Congresso Nacional no dia 7 de dezembro. Serão mais de 20 looks na passarela para mostrar que há um mercado ainda pouquíssimo explorado no Brasil: as mais de 25 milhões de pessoas com deficiência. A diferença está nos detalhes das peças: fechos com velcro, zíper em locais acessíveis e bordados em braile, entre outros. O evento, inédito em Brasília, faz parte da VI Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, que será realizada entre os dias 7 e 9 de dezembro, no Senado Federal.
A ideia do desfile veio do Concurso de Moda Inclusiva, que acontece há dois anos em São Paulo, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Segundo a chefe do Cerimonial da Presidência do Senado Federal e coordenadora do programa Senado Inclusivo, Mônica de Araújo, estão vindo para a capital os looks ganhadores do concurso e alguns outros, que estão sendo criados especialmente para a data. “Queremos chamar a atenção da sociedade, mostrar que atitudes simples, como a produção de roupas adaptadas, podem colaborar não só com a inclusão, mas também no resgate da autoestima das pessoas com deficiência”, declara Mônica.
“No dia a dia, não conseguimos imaginar, mas vestir uma criança com paralisia cerebral pode levar quase uma hora sem a roupa adequada”, conta a estilista Leny Pereira, que acaba de lançar uma marca de moda inclusiva. Ela explica que foram cinco anos de estudos e observações até chegar aos modelos que permitem, por exemplo, que uma pessoa com deficiência consiga se vestir sozinha ou, em alguns casos, em menos tempo e com mais facilidade. Leny lembra ainda que a moda inclusiva vale até para casos em que a deficiência é temporária, como no caso de uma perna ou um braço quebrado.
Entre os looks que serão apresentados estão um casaco para deficientes visuais com tachinhas e costuras que demarcam as cores, vestido com bordados e costuras em relevos para crianças que não enxergam e calças com zíper nas laterais, adaptadas para cadeirantes.
A passarela também será adaptada para os modelos cadeirantes, com rampas de acesso e largura suficiente para que deficientes visuais possam entrar com cães-guias. A produção promete não ficar atrás de nenhum desfile do País. Segundo conta Mônica de Araújo, o Salão Negro receberá painéis de luzes LED, sonorização, passarela e tudo que uma apresentação fashion tem direito. “Queremos realmente criar o clima perfeito. Tudo está sendo preparado especialmente para esta noite”, ressalta a coordenadora.
Entre os destaques na passarela, o ex-jogador de futebol e deputado federal eleito, Romário de Souza Faria, vai desfilar com a filha Ivy. Os comentários estão sob responsabilidade da estilista Daniela Auler, coordenadora do Concurso de Moda Inclusiva, da Secretaria do Estado de São Paulo dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O desfile será realizado na abertura do evento, no dia 7 de dezembro, no Salão Negro do Congresso, a partir das 19 horas. A entrada é gratuita, sujeita à lotação.
Destaques da programação – VI Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência
A abertura da Semana, no dia 7, será com as obras do renomado artista sergipano, Arthur Bispo do Rosário, com o tema “Obraviva – Sonho e Realidade”.
No segundo dia de atividades, haverá a abertura do VI Fórum Senado Debate Brasil com o tema “Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência nos Planos Nacional e Internacional”. Em seguida, o capitão Nelson Leoni faz palestra sobre o livro “Haiti: uma lição de vida”. O militar, já aposentado devido a um grave acidente ocorrido durante a Missão de Paz do Brasil no Haiti, conta como sobreviveu a um tiro de fuzil.
No último dia, a agenda fica por conta dos balanços e conclusões obtidas durante o VI Fórum Senado Debate Brasil com apresentação dos atletas do Comitê Paraolímpico Brasileiro e com show das bandas “Toque Especial” e “Tribo de Jah”.
Todos os eventos têm entrada gratuita, sujeita à lotação.
Confira abaixo a programação completa:
7 de dezembro – 3ª feira
14h – Sessão Solene de Abertura da VI Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.
Local: Plenário do Senado Federal
18h – Abertura da Exposição “Obraviva – Sonho e Realidade”, do artista plástico Arthur Bispo do Rosário.
Local: Salão Branco do Congresso Nacional
19h – Desfile de Moda Inclusiva.
Local: Salão Negro do Congresso Nacional
8 de dezembro – 4ª feira
9h às 18h – VI Fórum Senado Debate Brasil “Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência nos Planos Nacional e Internacional”.
Local: Auditório do Interlegis
Local: Salão Negro do Congresso Nacional
15h – Apresentação das peças “Cabrocha” e “Elvis Presley”, do Grupo “Eu Danço”
16h – Palestra “Haiti: uma lição de vida”, com o capitão Nelson Dias Leoni – militar ferido na Missão de Paz do Brasil no Haiti.
17h – Apresentação da Banda “Soul Washing Machine”, de Rodrigo Han
17h30 – Palestra “Universo Perfeito e Não Perfeito”, de Andrea Schwarz e Jaques Haber, consultores em Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho.
Coquetel e autógrafos dos livros – distribuição gratuita.
9 de dezembro – 5ª feira
9h às 18h – VI Fórum Senado Debate Brasil “Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência nos Planos Nacional e Internacional”.
Local: Auditório do Interlegis
Local: Salão Negro do Congresso Nacional
15h – Apresentação dos atletas do Comitê Paraolímpico Brasileiro.
16h – Apresentação da Banda “Toque Especial”.
19h – Apresentação da Banda “Tribo de Jah”.
Informações para a imprensa
RP1 Comunicação Brasília
Amanda Viviele – amandaviviele@rp1.com.br
Maria Luiza Albuquerque – mariaalbuquerque@rp1.com.br
Regina Trindade – reginatrindade@rp1.com.br
Tel.: 61 3328 5687 / 3328 0665 / 9115 5980 / 9114 7960
 

Leio e Escrevo meu Futuro encerra atividades com bons resultados


gov e sec leio
Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 25/11, pela manhã no auditório Pedro Calmon, no Setor Militar Urbano, foram encerradas as atividades do Projeto Leio e Escrevo meu Futuro. Este ano, o projeto promovido pelo Correio Braziliense em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal – SEDF e patrocinado pela Eletrobrás-Furnas, atendeu 207 escolas, mais de 145 mil alunos e cerca de cinco mil professores.
Durante o evento, os vencedores de cada categoria do Concurso de Produção Textual 2010, promovido pelo projeto, receberam suas premiações. De acordo com Karla de Senna, superintendente de circulação do Correio Braziliense, “o evento fechou com chave de ouro o segundo ano do projeto, valorizando os excelentes resultados alcançados.”
Além do governador Rogério Rosso e do secretário de Educação, Sinval Lucas, mais de 1200 pessoas, entre representantes do Governo do Distrito Federal, da Secretaria de Educação do GDF e de todas as empresas parceiras do projeto, participaram da solenidade, juntamente com alunos, professores, coordenadores e diretores das escolas classificados no concurso. 
“É por meio da leitura que transformamos vidas e formamos cidadãos éticos, livres e cônscios de suas obrigações, dos seus direitos e deveres”, declarou o secretário Sinval Lucas, em sua fala. Para ele, políticas públicas dessa natureza não devem ser vistas como gastos e sim como investimento. “Educação é produto caro e para termos o cidadão completo, não podem faltar recursos. Que os próximos gestores da educação no DF mostrem-se sensibilizados e ampliem este projeto, fazendo-o chegar a todas as nossas escolas”, frisou o secretário de Educação.
Premiação
O Concurso de Produção Textual 2010, parte integrante do projeto, foi realizado no dia 23/9 entre alunos da 5ª à 8ª séries (6º ao 9º ano) e coordenado pelo Instituto Quadrix de Tecnologia e Responsabilidade Social. O critério de premiação, por categoria, foi aprimorado. “Incluímos a categoria ‘Melhor escola’ e valorizamos, ainda mais, a participação dos principais multiplicadores, como os professores e coordenadores intermediários”, explicou Karla.
Os quatros alunos vencedores de cada categoria, além dos quatro professores, receberam os cumprimentos da mesa de autoridades. Entre os prêmios distribuídos estão: bolsas de idiomas e de matemática, videogames, netbooks, televisores, celulares, equipamentos de blue rayhome theater e DVD.
premiada
Os vencedores poderão retirar seus prêmios no auditório do Correio Braziliense entre os dias 26 e 27/11 e 3/12, das 10h às 20h. A lista completa dos prêmios e a documentação necessária para a retirada estão disponíveis no site  http://www.leioeescrevomeufuturo.com.br .
O projeto
premiada leio
O Leio e Escrevo meu Futuro pretende inovar a prática da leitura e da escrita nas escolas por meio da leitura sistematizada e diária de jornais. O projeto viabiliza a entrega diariamente, em sala de aula, das edições impressas do Correio Braziliense para serem utilizadas como ferramenta pedagógica pelos professores do Ensino Fundamental – séries finais da Rede Pública de Ensino da Capital Federal.
Ao longo do ano, também são realizados encontros com profissionais de ensino para disseminar técnicas uso pedagógico do jornal, além de técnicas de produção textual e reciclagem.

FONTE: "Notícias da Rede" <voltaasaulas.SEDF@gmail.com

25 novembro 2010

Exposição Corpos em Brasília revela o quanto somos frágeis- 4ª Série Visitou

Exposição Corpos em Brasília e revela o quanto somos frágeis- 4ª Série Visitou


Se houver certa magia em olhar para os 12 cadáveres siliconizados de Corpos — A exposição, ela está em algo que fascinaria até Michelangelo e Leonardo da Vinci: cada detalhe do funcionamento humano pode ser visto de dentro, ao vivo e em cores. A mostra — do ParkShopping — é uma das cinco versões que circulam pelo mundo sob a responsabilidade do doutor Roy Glover, um ex-professor de anatomia da Universidade de Michigan (EUA) que trocou a sala de aula pela direção de uma das exposições científicas mais visitadas do século 21. Cerca de 15 milhões de pessoas já viram os corpos mumificados do dr. Glover. A 4ª série do turno vespertino da nossa escola voltou fascinada! Quanta novidade!!
 (Carlos Moura/CB/D.A Press)
O médico sabia, desde o início, em 2004, que seu empreendimento seria um sucesso. “As pessoas não têm muita informação sobre o funcionamento do próprio corpo”, diz. “Há todo tipo de informação circulando e algumas delas são complicadas demais, as pessoas não entendem como seus corpos funcionam e como cuidar deles. Então, para mim, foi uma grande oportunidade me engajar em ensinar o público sobre algo que me interessa muito.” 
Corpos não chega a ser chocante, embora se trate de seres humanos com expressões faciais tão preservadas que tornam inevitável o questionamento sobre suas identidades. Há momentos especialmente curiosos nas nove galerias dedicadas aos diferentes sistemas funcionais do corpo. Na sala do sistema reprodutivo é possível constatar os diversos estágios de evolução durante a gestação. Há fetos preparados de maneira a ressaltar o esqueleto e outros, o desenvolvimento evolutivo. O módulo do sistema circulatório apresenta um esqueleto vascular que nos lembra o quanto somos frágeis e pulmões afetados pelo fumo apresentados ao lado de pulmões sadios, além de um cérebro com derrame, ensinam sobre doenças e disfunções. 

Técnica
Há cerca de duas décadas, quando corpos tratados com a técnica da polimerização foram mostrados ao público pela primeira vez, houve polêmica. Na época, o médico alemão Gunther von Hagens encarava os corpos como obras de arte. Acabou acusado de estetizar os cadáveres, ideia que Glover critica e lamenta. “Nossas exposições são similares, mas fazemos as coisas de forma diferente. No entanto, uma coisa que fazemos do mesmo modo: educar o público”, diz.
Corpos, Glover defende, é uma exposição científica e não uma mostra de arte. Também não trata da morte. “Os corpos são usados há séculos para estudar nossa saúde e nos ensinar como viver melhor. Essa exposição não é sobre corpos mortos, é sobre vida, saúde e bem-estar e como o corpo humano pode nos ensinar a sermos mais produtivos e viver vidas mais satisfeitas.” 

Segundo Glover, todos os corpos da exposição vieram de doações para escolas de medicina na China. O fato provocou desconfiança quando Hagens realizou a primeira exposição nos anos 1990. A revista alemã Der Spiegel acusou o médico de trabalhar com cadáveres de prisioneiros políticos. Nas mãos de Glover, a polêmica não se instalou, embora os corpos continuem sendo fornecidos pela China. “Eles têm os melhores dissecadores do mundo”, explica. “Para isso é preciso ter destreza e ser paciente. Eu não poderia fazer o que eles fazem.” Além de corpos, há também 200 órgãos tratados com a mesma técnica de preservação.
Corpos — A exposição 
O que Roy Glover disse
» “Eu sabia que seria um sucesso. Medimos ele  com o número de pessoas que já viram a exposição, mas sobretudo com a maneira como as pessoas compreendem a exposição, se estão aptas a usar as informações de uma maneira positiva para melhorar suas vidas, para ter uma saúde melhor”

» “Queremos que as pessoas entendam a dinâmica dos corpos em movimento porque é assim que vivemos no cotidiano. Respiramos, corremos, pulamos e queríamos que as pessoas vissem como o corpo realiza tudo isso. Uma vez preservado, nós o colocamos em posições dinâmicas, assim as pessoas podem se deixar levar pelo que estão vendo e ver como isso acontece”

Polimerização
1 » O sangue é retirado e substituído por formol
2 » A dissecação separa órgãos, músculos, veias e todos os sistemas do corpo. Pode durar entre um e dois anos
3 » Formol e água são removidos com um banho de acetona
4 » O corpo é imerso em silicone em um recipiente a vácuo. O silicone substitui a acetona. O corpo é manipulado para a pose desejada
5 » O silicone é endurecido com um processo químico que retira o odor do corpo.
FONTE: www.correiobraziliense.com.br

24 novembro 2010

Figuras de natal E Natal é sinônimo de consumo?

Figuras de natal 




Natal é sinônimo de consumo?



 
A cada novo ano, a cada novo Natal somos induzidos a comprar, comprar e comprar através das intensas propagandas televisivas. Este mesmo procedimento ocorre no Dia das Mães, dos Pais, da Criança. Não estou aqui criticando o ato de presentear. Também gosto de dar e receber presentes, porém temos que agir com responsabilidade. Estamos vivendo um momento de preocupação com o nosso planeta terra e não podemos fingir que está tudo bem e que não há com o que se preocupar. Temos que ser conscientes da nossa realidade e da nossa responsabilidade e não nos deixar levar pela mídia, como marionetes, a consumir mesmo sem necessidade.
Temos que desvincular o amar do presentear. Quando gostamos muito damos presentes caros, se gostamos pouco, damos lembrancinha.
O protótipo de felicidade empurrado goela abaixo pelas propagandas, manipula os telespectadores de forma tal que se algo não sai do jeito que foi mostrado, gera uma insatisfação tamanha abalando as comemorações natalinas.
Goste muito e gaste pouco!
Faça juras e não pague juros.
Se formos medir o amor que nos é dado pelo preço do presente comprado, estaremos matando o amor.
O amor existe para ser sentido, ser compartilhado, de graça, espontaneamente. Quando sentimos amor por alguém ficamos alegres com sua felicidade e tristes com sua tristeza.
Ser uma família feliz não é ter um super saldo de presentes, que passarão o ano “estacionados” nas gavetas do armário, sem sequer serem usados.
Pense, invente, faça diferente.
Dê presentes feitos por você.
Já pensou o tanto de carinho que terá neles?
Faça deste Natal um Natal mais humano.

FONTE - educaja.com.br

Vovó Noel Country

Vovó Noel Country


           SAM_1747

SAM_1748 SAM_1750

SAM_1751

Papai Noel Pet- LINDO!!!

Papai Noel Pet

DSC02639
Papai Noel na Pet,mas uma  opção para o natal...
Aguardem mais novidades.....

ÓTIMAS IDEIAS NATALINAS PARA 2010

Boneco de Neve 3D


           SAM_1759

SAM_1758 SAM_1760

            SAM_1763
         SAM_1765

                SAM_1764

Olha que coisa mais linda!!! 
SAM_1744SAM_1743
SAM_1745
SAM_1746

Coisas novas de Natal




Algumas coisinhas novas  para o Natal...
O Papai Noel HoHoHo, ficou lindo não acham?
Eu amei!!!

Bjin no Coração

FONTE - http://bycrisa.blogspot.com/