LEITORES

BIBLIOTECA CECILIA MEIRELES E LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NA ESCOLA CLASSE 306 NORTE

Minha foto
BRASÍLIA, DF, Brazil
Olá amiguinhos! Aqui é o nosso cantinho na Net. Que divertido é: ler histórias, poesias, dar muita risada, conhecer gente legal, ter boas idéias para brincar e contar muitas novidades! É também ter nosso próprio livro, cantar cantigas de roda, fazer adivinhações e também aprender um montão de coisas! Afinal ser criança é especial! Nosso intuito é oferecer cultura. Boa leitura!

27 setembro 2010

CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO DA 29ª FEIRA DO LIVRO DE BRASÍLIA/2010



O Evento

Informações

LOCAL: Expo Brasília – Pavilhão de Feiras e Exposições
Parque da Cidade Sarah Kubitschek, Asa Sul, Brasília/DF
CARACTERÍSTICAS: 50.000 m² de área coberta
Segundo maior da América Latina
- Espaços Culturais
. Arena Cultural – 728m² para 1.000 pessoas
. Auditório – 120m² para 100 pessoas
. Espaço para Oficinas – 120m² para 48 pessoas
. Café Literário – 578m² para 400 pessoas
- Praça de Alimentação – 1.044m²
. 04 espaços de 261m² (cada) para 48 mesas de 4 lugares
- Espaços da Leitura JK
. Espaço do Autor – 169m² para 100 pessoas
. Espaço Sensorial – 81 m² para 90 pessoas
. Letras sem Limites – 210m² para 80 pessoas
. Pontinho da Leitura – 210 m² para 80 pessoas
. Ponto da Leitura Jovem –220 m² para 80 pessoas
. Ponto da Leitura do Educador –220 m² para 80 pessoas
- Espaço Feira do Livro
. 24 estandes de 9m²
. 56 estandes de 12m²
. 52 estandes de 16m²
. 32 estandes de 20m²
- Espaços Institucionais
. 7 estandes de 81m² (cada)
- Espaço SENAC
. Unidade Móvel 01 – Moda e Beleza
. Unidade Móvel 02 – Informática e Administração
. Unidade Móvel 03 – Turismo, Hotelaria e Gastronomia
DATA: 08 a 17 de outubro de 2010
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: De 2ª a domingo, das 10h às 22h
INGRESSOS: 
- R$ 2,00 (entrada inteira) / R$ 1,00 (meia-entrada) ou
- 1 kg de alimento não perecível ou
- 1 livro

O Tema

Com relação ao tema, permanecerá o conceito de criação de um para cada nova edição do evento. Para a 29ª Feira do Livro de Brasília o tema escolhido é: O MUNDO DA LEITURA. A LEITURA NO MUNDO.
Na visão dos organizadores, um livro ou qualquer outro tipo de publicação ornamentando uma estante ou deixado sobre alguma superfície, por si só não significa nada. Eles passam a ter um sentido prático de existência, na medida em que se estabelece a humanização da relação, ou seja, quando alguém passa a utilizá-lo como instrumento de transmissão de conhecimento ou de geração de experiências.
Com base nesta afirmativa, as peças que compõem o tema de 2010, buscam retratar um mundo concreto, caracterizado por letras dispersas que, em suas composições, formam projetos arquitetônicos representativos da cidade de Brasília, mas que, numa visão geral, mantém o conceito monocromático. No mesmo contexto, observam-se indivíduos, representados por crianças, adolescentes, adultos, famílias e portadores  de necessidades especiais que, em contato com a leitura, dão cor ao cenário.

Espaço 1 – CIDADE DA LEITURA JUSCELINO KUBITSCHEK

Estrutura física que engloba o conjunto dos espaços da Feira 2010. Ambientes multifuncionais orientados para promover a fruição, produção, difusão, diálogo e convivência cultural dos leitores brasilienses.
A proposta é estimular a interação das linguagens artísticas e acolher com conforto e segurança o Leitor.
A ideia é dar visibilidade à programação, bem como, a projetos, programas e iniciativas de promoção da Leitura bem sucedidos realizados no Distrito Federal e no Brasil.
A Cidade da Leitura contará com infraestrutura de climatização, rede elétrica, projeto cenográfico, iluminação cênica e de segurança, sonorização, extintores, recipientes para coleta seletiva de lixo, bebedouros, sistema de telefonia e internet banda larga.
A Cidade da Leitura será constituída por quatro ambientes segmentados: Espaços da Leitura, Culturais, Institucionais e Funcionais.
Espaço 1.1 – ESPAÇOS DA LEITURA
Estruturas físicas destinadas a destacar o papel da biblioteca e dos ambientes de Leitura como espaços de uso coletivo e de contato com livros, com autores e com a cidadania.
A idéia é disponibilizar um acervo segmentado e de referência em literatura para os públicos infantil, juvenil, adulto e portador de necessidades especiais.
Tais espaços visam estimular o contato direto de educadores, pais, estudantes e público em geral com o livro e com as diversas linguagens literárias. A proposta é convertê-los em centros de promoção de cultura, além de fortalecer no imaginário de seus freqüentadores o valor social da leitura, do livro, da literatura e das bibliotecas.
Os Espaços da Leitura estarão distribuídos nos seguintes ambientes: Espaço Letras sem Limites, Pontinho da Leitura, Ponto de Leitura Jovem, Ponto de Leitura do Educador.
Ambiente de leitura estruturado para atender as demandas de acessibilidade de portadores de necessidades visuais e auditivas.
Contará com acervo de livros em Braille e audiolivros, disponibilizará ainda, cabine de audição e terminais de computadores dotados do Virtual Vision, bem como, de impressora adaptada para imprimir a programação diária em Braille.
Ambiente estruturado para abrigar projetos e experiências sociais de leitura com foco no público jovem.
Disponibilizará acesso a um acervo qualificado de livros, bem como, de quadrinhos e afins.
Abrigará atividades como o Encontro com o Autor, contação de histórias e oficinas de escrita criativa.
Facilitará a estudantes e educadores a oportunidade de compartilharem experiências leitoras.
Ambiente estruturado para abrigar projetos e experiências sociais de leitura com foco em crianças.
Destina-se a promover acesso a um acervo qualificado de livros, bem como, a atividades de contação de histórias e oficinas pedagógicas infantis.
Facilitará a familiares e educadores a oportunidade de compartilharem experiências leitoras, além de servir de espaço para a realização de práticas de contação de histórias em libras.
Ambiente estruturado para abrigar projetos e experiências sociais de leitura com foco no Educador.
Disponibilizará acesso a um acervo qualificado de livros técnicos e literários.
Abrigará atividades como os Encontros de Formação para o Educador e as Oficinas pedagógicas.
Espaço 1.2 – ESPAÇOS CULTURAIS
Estruturas físicas pensadas como equipamentos multiuso e flexíveis aptas a comportar, conjugar ou alternadamente acolher atividades de audiovisual, humanidades, cênicas, música, bem como, cursos, seminários, debates e oficinas.
O objetivo é incentivar artistas, produtores, pensadores, pesquisadores, grupos, expressões e projetos artísticos.
Pretende-se ainda, qualificar o ambiente social da feira e estimular a criação e a fruição dos mais diversificados bens artístico-culturais.
A idéia é acolher debates, oficinas artísticas, ações e exposições envolvendo os mais diversos meios.
Os Espaços estarão distribuídos nos seguintes ambientes: Arena Cultural, Café Literário, Auditório, Oficinas, Feira de Livros e Espaço do Autor.
A Arena Cultural será um espaço multifuncional com 728m² planejado para receber confortavelmente até 1000 pessoas.
Está orientada para atender as necessidades de um público eclético das mais variadas faixas etárias.
Sua estrutura dispõe de recursos técnicos adequados para facilitar a aproximação da linguagem LITERÁRIA às demais formas de expressão artística. Abrigará shows musicais e espetáculos teatrais.
O Café Literário cujo homenageado é o poeta brasiliense nascido em Cuiabá, Nicolas Behr. Ocupará uma área de 578m² e terá capacidade para acolher confortavelmente 400 leitores.
Seu palco será marcado pela descontração das conversas e pela interação entre autores e leitores. Será o ponto de encontro para os apreciadores da poesia, do conto, do romance, das fábulas, novelas, crônicas, ensaios, sátiras, tragédias, comédias, biografias, entre outros gêneros.
Promoverá aproximações entre a literatura e outras formas de expressão artística contribuindo, assim, para exaltar o pensamento e as artes. Objetiva fazer da literatura o centro das atenções.
Espaço com capacidade para receber 100 leitores, acolherá atividades com perfis mais acadêmicos e que tenham como público-alvo estudantes das redes pública e privada, educadores dos ensinos fundamental, médio e superior, pesquisadores, bem como estudantes de graduação e pós-graduação.
A idéia é reconhecer projetos que visem à difusão, ao fomento, à reflexão e ao intercâmbio de experiências estéticas, educativas, literárias e críticas.
A intenção é estimular iniciativas que potencializem e convertam a Feira em espaço de experimentação e de reflexão.
O objetivo é difundir a literatura e o pensamento em âmbito local, bem como favorecer ao público leitor o acesso e o contato com outras experiências, linguagens, conhecimentos e realidades.
Como exemplo, será realizado o Seminário Brasília: Literatura, Arte e Pensamento, bem como, o Ciclo de Debates. Nesses eventos, conceituados especialistas e pesquisadores, na qualidade de palestrantes e mediadores, colocarão em foco temas de interesse e de relevância social.
O Espaço para Oficinas homenageará o artista plástico Omar Franco e terá capacidade para atender 48 leitores por atividade.
Constitui-se em uma ambiente planejado para facilitar a troca de experiências e a circulação de informações.
A ideia é fomentar a construção de novos conhecimentos e promover o trabalho em grupo.
Acolherá atividades formativas visando contribuir com a profissionalização de processos e experiências educativas, artísticas, de gestão cultural, bem como, de gestão para o negócio do livro.
Atividades previstas: oficinas de leitura e escrita criativa, mini-cursos de produção de textos técnicos, oficinas de formação para os mercados editorial e cultural.
Contará com infra-estrutura, recursos pedagógicos e profissionais necessários ao desenvolvimento das seguintes atividades:
– Como Editar Seu Livro
– Histórias em Quadrinhos
– Restauração de Livros Raros
– Ilustração
– Mangá
– Como elaborar Projetos Culturais
Espaço 1.2.5 – FEIRA DE LIVROS IVAN DA PRESENÇA
Ambiente destinado a oferecer à comunidade leitora de Brasília e Entorno uma grande amostragem da produção editorial brasiliense, brasileira e internacional.
Reunirá editores, distribuidores, livreiros e demais representantes da cadeia produtiva.
O objetivo é atrair a atenção do público para o lançamento de produtos editoriais e literários se convertendo em ponto de encontro para o setor e em importante ferramenta para o fortalecimento da Economia do Livro no âmbito do Distrito Federal.
A idéia é disponibilizar ao leitor brasiliense o acesso a livros e outros materiais de leitura produzidos em diferentes linguagens, em diferentes suportes, sobre temas diversificados, para leitores de diferentes modalidades e de idades variadas.
A intenção é proporcionar exposição e acesso qualificado a produtos literários.
Espaço 1.2.7 – ESPAÇO DO AUTOR PROFESSOR ANTÔNIO MIRANDA
O Espaço do Autor homenageará o escritor brasiliense e Diretor da Biblioteca Nacional de Brasília, Professor Antônio Lisboa Carvalho de Miranda, e terá capacidade para atender 100 leitores por atividade.
Ambiente orientado para reconhecer e destacar o papel e a importância do Autor e de sua criação no processo de construção da cidadania e de uma sociedade leitora.
A idéia é promover o encontro do autor com o leitor, bem como, celebrar e acolher os lançamentos literários.
Pretende-se ainda, que o espaço abrigue uma ESTANTE DO ESCRITOR BRASILIENSE, cuja proposta é reconhecer, expor e divulgar as obras e as criações dos autores locais.
Espaço 1.2.6 – PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO E CONVIVÊNCIA VITOR PELECHIA
Área de operações de restaurantes e lanchonetes orientada para promover a convivência cultural dos leitores brasilienses, bem como, para se converter em um ambiente dedicado ao encontro de poetas, contistas, romancistas, pensadores, artistas, autores e leitores em geral.
A idéia é que o espaço disponibilize serviços de alimentação ao público e facilite a degustação da prosa e da poesia.
A intenção é, além de alimentar os apaixonados por livros, proporcionar conforto, segurança e uma atmosfera comprometida com a troca de experiências interpessoais entre os visitantes.
O conceito da Feira estará expresso no paisagismo, na adequação das cadeiras e mesas, bem como na organização do espaço, dos acessos e na diversidade gastronômica oferecida aos freqüentadores.

Espaço 1.3 – ESPAÇOS FUNCIONAIS

Estruturas físicas organizadas para oferecer aos participantes da feira e ao público leitor, conforto, segurança e comodidade.
Os espaços estarão distribuídos da seguinte forma:
– Centrais de Atendimento ao Expositor, ao Educador e ao Estudante
– Balcões de Informações
– Rádio da Feira
– Posto Médico
– Sala de imprensa
– Sala Vip
– Secretaria
– Sala de Coordenação
– Sala de apoio para recepcionistas, seguranças e brigadistas
– Depósitos da Câmara e Montadora
– Sala de apoio para pessoal de limpeza.

Espaço 1.4 – 7 (SETE) ESPAÇOS INSTITUCIONAIS

Estruturas físicas organizadas para se converterem em ambientes de reciprocidade e de relacionamento.
A idéia é disponibilizar aos Parceiros e Apoiadores da Feira um ambiente para a realização de ações institucionais.
A intenção é que parceiros como Entidades Internacionais, Ministérios e Secretarias do Governo Federal, Secretarias e Fundações do Distrito Federal e Patrocinadores públicos e privados, possam utilizar o referido espaço para realizarem ações promocionais e de relacionamento junto à comunidade leitora de Brasília.

Presença de artistas da 29ª Feira do Livro de Brasília

A Feira do Livro este ano está cheia de musicalidade.
Temos a presença confirmada de Zeca Baleiro, Fernanda Takai e Elomar.
Outros artistas que vão participar são eles:
- Fagner
- Diogo Nogueira
- Elba Ramalho
- Zé Ramalho
- Renato Teixeira
- Sérgio Reis
- Pato Fu
- Toquinho
- MPB4
e muitos outros. Aguarde por mais informações!
Estamos preparando uma programação com a sua cara.
INFORMAÇÕES RETIRADAS DO SITE: http://feiradolivrodebrasilia.com.br

22 setembro 2010

HISTÓRIA DO ORIGAMI

HISTÓRIA DO FUXICO: Dia 25 de setembro: FESTA DA FAMÍLIA- OFICINA DE FUXICO NA BIBLIOTECA ÁS 8H...A gente se encontrará!!!!!Até lá!!!!

HISTÓRIA DO FUXICO

O fuxico é o nome dado a um tipo de artesanato feito com tecido, agulha, linha e muita, muita paciência.
Sua origem é incerta. Não se tem registro de onde e nem de quando esta idéia de reaproveitar retalhos de tecido começou. Sabe se apenas que hoje em dia ele é feito em várias partes do mundo.
Aqui no Brasil recebeu este nome porque era feito por grupos de mulheres que se reuniam nas horas vagas para confeccionar com as sobras de tecido, toalhas, tapetes, colchas e o que mais a imaginação criasse. Enquanto trabalhavam, também falavam, por isso o nome “fuxico” (fofoca). Mas não fofocavam, como se quer fazer acreditar, e sim discutiam sobre seus problemas do dia-a-dia além de incrementar a renda doméstica vendendo para amigas os trabalhos por elas produzidos. Além do uso na decoração, ele também passou a ser utilizado na confecção de roupas. Sinal de que, mesmo que a industria têxtil produza tecidos altamente tecnológicos, o artesanato não sai de moda.
O fuxico é feito principalmente nas cidades pequenas pois, por ser totalmente artesanal, requer tempo e isto hoje em dia está cada vez mais escasso nas grandes cidades. É no interior do país que se mantém a tradição.

Dia 25 de setembro de 2010: FESTA DA FAMÍLIA- OFICINA DE FUXICO NA BIBLIOTECA ÁS 8H...A gente se encontrará!!!!!Até lá!!!!

Primavera- Cecília Meireles

Primavera
Cecília Meireles

A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.

Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.

Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.

Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.

Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.

Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.

Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.

Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.

Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.


Texto extraído do livro "Cecília Meireles - Obra em Prosa - Volume 1", Editora Nova Fronteira - Rio de Janeiro, 1998, pág. 366.

Primavera- 24 de Setembro


PRIMAVERA..........ALEGRIA NOVA! VIDA NOVA!

20 setembro 2010

21 DE SETEMBRO DIA DA ÁRVORE....

Conheça mais sobre a árvore e os benefícios que traz para a humanidade.

"Árvore é sinônimo de vida", com sua sombra aconchegante, seus frutos e flores magníficos, ou com a sua importância fundamental para o progresso através do papel, as árvores estão presentes em nossas vidas desde as lembranças mais remotas de nossas infâncias.
A Árvore
Dos primeiros seres vivos do planeta, as árvores foram resistindo às mais diversas mudanças climáticas, renovando-se, transformando-se para poderem se adaptar a diferentes situações. Entretanto, talvez estejamos vivendo a maior destas transformações ambientais: a que realiza o progresso da civilização humana. E, para continuarmos a progredir em rítmo acelerado, precisamos proteger nossa flora e nossa fauna garantindo a sobrevivência de todos, inclusive a nossa.
Hoje, enxergamos por completo a importância das árvores na composição do meio ambiente e na manutenção da vida nesse planeta: protegendo o solo, nascentes de rios, lagoas e lagos; preservando a vida silvestre, das mais fechadas matas até o cerrado brasileiro; servido de berçário nos diversos quilômetros de mangue do litoral do país, etc.. Além disso, existe todo o aspecto funcional do bom uso das árvores, com a produção de móveis, utensílios domésticos, esculturas, embarcações e etc...
Então, quando se ajuda na derrubada de uma árvore, não estamos desprezando somente a vida de um vegetal; estamos contribuindo com a diminuição da nossa qualidade de vida, que só não será afetada, se colocarmos outra árvore no lugar da que foi derrubada.
O uso comercial da árvore é importante na produção de móveis, portas, pisos, papel, entre outras peças. Mas é importante compreendermos que o manejo desses recursos deve ser controlado, obedecendo leis que garantam a sustentabilidade do meio ambiente.
A árvore pode ser útil para nós, mas também é para toda a cadeia de seres vivos do planeta. Para cada ser, a árvore desempenha um papel fundamental como moradia, geradora de alimento ou até mesmo, como reguladora da temperatura.
A cada um de nós cabe esta função. É como uma casa: todos que moram devem ajudar a preservá-la.
Todo o progresso alcançado até hoje, somente foi possível graças ao uso deste nobre material natural: a árvore.
Porém, está na hora de recuperarmos o equilíbrio entre a vida e o progresso. Por isso, é de fundamental importância a conscientização e contribuição de todos.

A História do Papel

A invenção do papel constitui um dos capítulos mais importantes da história da comunicação. Antes do papel, vários suportes cumpriram a função do registro da escrita, da história, da expressão das idéias: a pedra, o barro, a madeira, o bambu, os metais; as folhas e as cascas das árvores; os dentes, os ossos e as peles de animais; as conchas e vários tipos de tecidos.
O papel propriamente dito, o verdadeiro, surgiu na China em 105 d.C., sendo Ts'ai Lun, um oficial da Corte Imperial Chinesa, considerado como seu inventor, deificado pelos chineses como deus dos fabricantes de papel. Mesmo que a documentação histórica tenha provado que o princípio da fabricação do papel com polpa de refugos de seda já era conhecido no primeiro século antes de nossa era, todos afirmam que Ts'ai Lun aperfeiçoou e o popularizou.
Empregavam desde refugos de seda, rede de pesca usada, cânhamo, bambu, algodão (origem da expressão "charta cottonea"), ou cascas de amoreira, sendo o papel obtido por estas fibras conhecidas por "papel-da-China".

Diferenças entre focos de calor, incêndio e queimadas...

A destruição das florestas e como evitá-la.

Desmatamento
Segundo dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), durantes o período de junho a novembro, grande parte do país é acometido por queimadas que se estendem praticamente por todas as regiões, com maior ou menor intensidade. O fogo é normalmente empregado para fins diversos na agropecuária, na renovação de áreas de pastagem, na remoção de material acumulado, no preparo do corte manual em plantações de cana-de-açúcar, etc. Trata-se de uma alternativa geralmente eficiente, rápida e de custo relativamente baixo quando comparada a outras técnicas que podem ser utilizadas para o mesmo fim. Os estados que, tradicionalmente, apresentam maior número de focos de calor são Mato Grosso e Pará.

Diferenças entre focos de calor, incêndio e queimadas.

Focos de calor.

Qualquer temperatura registrada acima de 47°C. Um foco de calor não é necessariamente um foco de fogo ou incêndio.
Queimadas

Queimadas

A queimada é uma antiga prática agropastoril ou florestal que utiliza o fogo de forma controlada para viabilizar a agricultura ou renovar as pastagens. A queimada deve ser feita sob determinadas condições ambientais que permitam que o fogo se mantenha confinado à área que será utilizada para a agricultura ou pecuária.

Incêndio Florestal

É o fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação, podendo tanto ser provocado pelo homem (intencional ou negligência), quanto por uma causa natural, como os raios solares, por exemplo. A principal causa de incêndios na floresta tropical é a ação desordenada provocada pelo homem que, ao promover o desmatamento e utilizar o fogo de maneira desordenada, cria condições favoráveis para a ocorrência de grandes incêndios.

Como evitar os incêndios ?

  • Fazer queimadas somente com autorização do IBAMA e de forma controlada, com a contrução de aceiros - barreiras que impedem a propagação das chamas. O aceiro pode ser feito em forma de vala ou limpeza do terreno de modo a obstruir a passagem do fogo.
  • Apagar com água o resto do fogo em acampamentos para evitar que o vento leve as brasas para a mata, causando incêndios.
  • Não jogar pontas de cigarro acesas próxima a qualquer tipo de vegetação.
  • Está proibido o uso de fogo em áreas de reservas ecológicas, preservação permanente e parques florestais.

Crimes Ambientais

São considerados crimes ambientais toda e qualquer ação que causar poluição de qualquer natureza que resulte ou possa resultar em danos à saúde ou que provoque a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora.

Enquadram-se nesses casos:

  • Tornar uma área, urbana ou rural, imprópria para ocupação humana.
  • Causar poluição atmosférica que provoque a retirada, ainda que momentânea, dos habitantes das áreas afetadas, ou que cause danos diretos à saúde da população.
  • Causar poluição hídrica que torne necessária a interrupção do abastecimento público de água de uma comunidade.
  • Dificultar ou impedir o uso público das praias.
  • Lançar resíduos sólidos, líquidos ou gasosos ou detritos, óleos ou substâncias oleosas em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos.
  • Deixar de adotar, quando assim o exigir a autoridade competente, medidas de precaução em caso de risco de dano ambiental grave ou irreversível.

Denuncie

Denúncias relacionadas a agressões ambientais podem ser tratadas diretamente com o IBAMA, através da Linha Verde. A Linha Verde é um canal do Ministério do Meio Ambiente que, por meio da Ouvidoria do IBAMA, acolhe denúncias, sugestões e reclamações ligadas a temas ambientais.
Sua denúncia pode ser feita gratuitamente pelo telefone 0800-61-8080 ou pelo emaillinhaverde.sede@ibama.gov.br.
É necessário informar os dados mais precisos, para que a apuração da denúncia seja acelerada.

Dicas para plantar uma árvore....

Dicas para plantar uma árvore.

Plantando
O primeiro passo é verificar o local onde se deseja plantar para somente depois escolher o tipo de árvore.
  • Verifique a exposição ao sol - algumas espécies se adapta melhor a sol pleno, outras pedem muita sombra.
  • Observe a distância que a árvore pode ser plantada de muros e cercas.
  • É importante tomar cuidado com calçadas - algumas árvores têm raízes que danificam o calçamento e asfaltos. Em alguns casos, o ideal é plantar árvores como Ipês, que as raízes crescem na vertical.
  • Opte por fazer o plantio em períodos de pouco impacto térmico, como primavera ou outono.
Observadas estas questões, é só escolher a muda e seguir as instruções técnicas de plantio dadas pelo vendedor.

Passo a passo para o reflorestamento.

  • Demarcar a área a ser reflorestada e isolá-la de animais, quando estiver no meio de pastagens.
  • Escolher espécies adaptadas à região do plantio.
  • Observar o clima, o solo e usos anteriores da terra, para ver se é necessário aplicar fertilizantes para facilitar o crescimento das mudas plantadas.
  • Utilizar em torno de 50% de espécies pioneiras, aproveitando suas características de rápido crescimento para fazer sombra para as espécies climáticas.
  • Privilegiar o uso de árvores frutíferas, com o objetivo atrair a fauna.
  • Diversificar ao máximo as espécies plantadas, para chegar o mais próximo possível do ambiente natural.
  • Quando possível, plantar em linha e colocar estacas, para facilitar futuros trabalhos de manutenção das mudas plantadas.
  • Escolher o espaçamento entre plantas (2x2, 3x2, 3x3 ou 4x4), em função dos custos e do prazo em que se espera recuperar a área. Espaçamentos menores dão resultados imediatos, mas o custo de implantação é maior.
  • Proceder o replantio das mudas mortas.
  • Realizar limpezas de manutenção (roçadas e coroamento) até o 3º ano após o início do plantio.